O proprietário de veículos no Brasil tem diversas obrigações, uma elas são a realização anual do licenciamento do seu carro. Este documento funciona como uma identificação do veículo, certificando que ele está apto para circular nas vias e avenidas.
Muita gente acaba atrasando ou deixando de cumprir com este recurso, e isto pode causar diversas consequências. Você sabe o que pode acontecer se você não pagar o licenciamento? Leia o texto abaixo e descubra.
O que é o Licenciamento?
O licenciamento do veículo permite a emissão de um documento chamado de Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, também conhecido como o CRLV.
Este é um dos documentos mais importantes para os proprietários e vale mencionar que é de porte obrigatório. Por isso, é necessário estar sempre com o CRLV em dias e em mãos.
O que é preciso para pagar?
Este serviço é de extrema importância e não funciona sozinho. Antes de pagar o licenciamento do seu automóvel, será preciso que você esteja em situação regular com as outras obrigatoriedades para proprietários de veículos no Brasil.
Um bom exemplo destes valores necessário é o Imposto para Proprietários de Veículos Automotores (IPVA). Este imposto também é um dos mais altos, principalmente para alguns estados. Por isso, vale a pena conferir:
Vale lembrar que algumas regiões tem o IPVA alto, representando de 3 a 4 % do valor original do veículo, como é o caso do IPVA PR. Portanto, o proprietário deve se preparar para este pagamento com antecedência ou não poderá realizar o licenciamento do seu veículo.
E se eu não pagar?
Como o licenciamento do seu carro é uma obrigatoriedade, não cumprir com ele pode acabar gerando uma dor de cabeça. Se você atrasar a realização do licenciamento estará sujeito a cobrança de multas e acréscimo de juros ao valor base.
Além disto, se você for autuado circulando sem o porte ou com este documento atrasado poderá receber multas, pontos na carteira e até ter seu veículo apreendido.
Como regularizar o licenciamento?
Ficar regular com este documento pode ser um processo simples. Você pode conferir todas as pendências do seu veículo, visitando o site oficial do Detran de sua região e fornecendo os dados do seu carro.
Depois é só gerar um novo boleto, já com as devidas correções monetárias para pagamento. Você pode selecionar a opção de selecionar algumas dividas. Assim, ficará de acordo com o licenciamento.